prótese de mama tem validade

Prótese de mama tem validade?

Uma das dúvidas mais comuns entre as pacientes que procuram por clínicas de cirurgia plástica com o desejo de colocar próteses é se a prótese de mama tem validade.

O que podemos dizer é que a prótese de mama tem validade, ou seja, não dura para sempre. Porém não possuem uma data específica de validade, mas em alguns casos precisam ser trocadas para evitar que se rompam, o que pode causar riscos à saúde.

Quando a prótese se rompe, costuma ocorrer uma reação tecidual que exige a troca para evitar inflamações nos tecidos. Como hoje, no Brasil, as próteses são de gel coesivo, a possibilidade de se espalhar para outras regiões do organismo é muito remota, o que permite algum planejamento de tempo para realizar a troca, que não deve ser muito postergado.

Essa troca pode ser realizada após 10 ou até 20 anos, não existe um prazo estipulado, pois cada caso é diferente. Mas também existem os casos em que as próteses precisam ser trocadas por estarem com contratura capsular, mal posicionadas, por apresentarem algum tipo de defeito de fabricação, entre outras circunstâncias que fazem com que a saúde emocional e a auto estima sejam abaladas.

Quando houver dúvida, os exames de ultrassom, tomografia e ressonância magnética podem ser utilizados para confirmar uma suspeita de rutura da prótese, mas vale citar que não são 100% confiáveis, pois há casos em que estes exames mostram sinais de rutura e na cirurgia a prótese se apresentava íntegra. Assim, a avaliação do seu caso com seu cirurgião plástico é soberana.

Então se você está decidida à realizar a cirurgia de prótese de silicone nos seios, precisa estar ciente de que prótese de mama tem validade e um dia, a prótese terá que ser trocada. Pois em última análise, é um corpo estranho e sofre processo de biodegradação ao longo dos anos.

Sim, a prótese de mama tem validade!

Os casos em que as próteses deverão ser trocadas independente do tempo de colocação, são por acidentes que causam o rompimento da prótese como: acidentes automobilísticos, acidentes por causa de esportes,  por perfuração de balas e também por processos naturais do corpo, como quando a pessoa engorda ou emagrece muito.

Mesmo as próteses fabricadas de gel coesivo, que não costumam ser trocadas em pouco tempo, devem passar por uma avaliação a cada 10 anos. A avaliação normalmente é feita com ultrassom ou ressonância magnética para saber como esta a prótese. Uma mamografia e ultrassom também são exames que podem ser recomendados pelo médico como exames de rotina.

Sintomas como sentir endurecimento, coceiras, inflamação e latejamento nas mamas podem indicar que algo está errado com as próteses. A prótese de mama tem validade e deve ser trocada sempre que apresentar danos à saúde física ou emocional, portanto se sentir algum tipo de desconforto, é essencial procurar por um médico o mais rápido possível.

Comentários

Olá! Clique no atendimento abaixo para falar conosco pelo WhatsApp:

Fale conosco pelo WhatsApp