dermolipectomia abdominal

Dermolipectomia abdominal e lipoaspiração: entenda a diferença

A dermolipectomia abdominal, também conhecido como plástica abdominal, é um procedimento muito procurado por pacientes ex-obesos, mas muitas vezes é confundido com a lipoaspiração. Ambos são procedimentos que visam melhorar o seu contorno corporal, mas não se tratam do mesmo tratamento.

Tanto a dermolipectomia abdominal quanto a lipoaspiração são procedimentos estéticos, e precisam ser realizados por um cirurgião plástico. Uma dica para encontrar um bom cirurgião é pesquisar pelos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A lipoaspiração é indicada para pacientes que desejam remover depósitos de gordura e não têm flacidez. As áreas geralmente tratadas são: cintura, coxas, abdômen e nádegas.

A dermolipectomia abdominal também remove um pouco de gordura, mas seu objetivo principal é remover os excessos de pele e melhorar a flacidez. Gravidez ou grandes perdas de peso costumam deixar como resultado um grande volume de pele excedente e flácida.

É muito comum a associação de dermolipectomia abdominal e lipoaspiração, pois existem áreas que não têm flacidez e são tratadas com lipoaspiração, como flancos, dorso e estômago (abdome superior), e áreas com flacidez que são tratadas com dermolipectomia, como o abdome e flancos.

Como os procedimentos funcionam

Lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento que visa remover gordura sem retirar pele, e normalmente é feita em uma etapa, podendo ser necessário uma segunda cirurgia posteriormente quando houver grande volume para ser removido.

Esse procedimento é feito com anestesia geral para maior segurança e conforto do paciente.

Com a área a ser tratada devidamente anestesiada, o cirurgião vai realizar pequenas incisões em locais estratégicos, próximo das áreas de gordura a serem removidas.

Um tubo fino (cânula) será utilizado por baixo da pele para remover as células adiposas. Com isso, o cirurgião plástico aspira os depósitos de gordura programados.

Dermolipectomia abdominal

A dermolipectomia abdominal é um procedimento que visa remover excessos de pele decorrente de grandes perdas de peso. É comumente associada ao grupo de cirurgias plásticas pós-bariátrica, e acontece em um procedimento único.

O procedimento requer anestesia geral. Com isso, o cirurgião faz uma incisão na parte inferior do abdome que cobre sua parede abdominal.

Depois de feito o descolamento da pele, o cirurgião vai costurar os músculos da sua parede abdominal para reforçar e definir a parede abdominal. Depois a pele é esticada e o excesso é retirado, fechando a incisão com suturas. A dermolipectomia abdominal geralmente dura entre 2 a 3 horas.

O que esperar dos resultados

Lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento que melhora o contorno corporal. Os resultados são, em tese, permanentes, desde que não haja ganhos e perdas de peso.

O pós cirúrgico depende da quantidade de áreas tratadas, e ocorrerá inchaço e roxos (equimoses) na área tratada. O cirurgião pode recomendar o uso de uma cinta não muito apertada, específica para reduzir os inchaços e ajudar na recuperação.

Dermolipectomia abdominal

A dermolipectomia abdominal também tem um resultado permanente que melhora o contorno corporal com as remoções de pele. Este excesso de pele não volta, a não ser que você ganhe peso e ocorra nova formação de pele.

A primeira fase da recuperação da dermolipectomia abdominal dura 6 semanas, e você vai precisar retornar ao cirurgião algumas vezes para verificar a evolução das cicatrizes.

Comentários

Olá! Clique no atendimento abaixo para falar conosco pelo WhatsApp:

Fale conosco pelo WhatsApp