nanograft

GORDURA COMO UM REGENERADOR ATIVO DA PELE
Nanofat ou Nanograft são sinônimos de uma técnica pela qual os fatores de crescimento são obtidos a partir da gordura do próprio paciente, a fim de regenerar a pele sem adicionar volume .
Até o momento havia dois tipos de procedimentos relacionados à gordura autóloga no mercado:
- Enxerto de gordura brut
- 2.Enxerto de gordura microscópico
ENXERTO GORDUROSO BRUTO
O objetivo do enxerto gorduroso macroscópico é corrigir o déficit de volume em grandes áreas, causado por doenças associadas à redistribuição de gordura, atrofias relacionadas à idade, traumatismos ou ingestão de medicamentos que favorecem a atrofia da gordura.
A injeção destes enxertos é feita por meio de cânulas médias, infiltrando vários mililitros de gordura em cada sessão.
ENXERTO GORDUROSO MICROSCÓPICO
O objetivo do enxerto gorduroso microscópico é a correção de pequenos volumes. A infiltração é muito mais delicada que a anterior. Cânulas muito sensíveis de pequeno calibre são usadas.
Em ambos os enxertos, foi utilizado tecido adiposo para fornecer volume.
A nova aplicação de gordura com o Nanograft é para a regeneração da derme . Pesquisas recentes mostraram que a gordura autóloga pode melhorar a qualidade dos tecidos. Além disso, estimula os fibroblastos, as células responsáveis pela geração de colágeno.
Portanto, o objetivo do Nanograft não é a voluminização, mas a bioestimulação dos tecidos para o rejuvenescimento da pele .
EM QUAIS CASOS O NANOFAT É INDICADO?
O Nanofat induz a formação de colágeno e a revitalização da pele, por isso sua aplicação é indicada nos seguintes casos:
- Rugas perioraisou código de barras
- Rugas periorbitárias ou pés-de-galinha
- Olheiras
- Cicatrizes
- Fortalecimento da pele facial e pescoço
- Fortalecimento da pele do colo mamário
- Fortalecimento da pele das mãos

O Nanograft é indicado para o tratamento de rugas periorbitárias, periorais finas, olheiras, cicatrizes e fortalecimento da pele
NANOGRAFT = FATORES DE CRESCIMENTO DAS CÉLULAS CD34 +
O Nanograft é obtido a partir da gordura autóloga, ouseja, do próprio paciente. Esta gordura é submetida a um processo de múltiplas filtragem em equipamento específico para obter a fração vascular do estroma, que é rica em células CD34 e em fatores de crescimento.
FATORES DE CRESCIMENTO
Os fatores de crescimento favorecem a formação de novos vasos sanguíneos e regeneração celular pela hidratação, estimulação da produção de colágeno e fibras elásticas.
CÉLULAS CD34
São células com alto potencial estimulante hematopoiético, que estimulam o desenvolvimento da microcirculação local e revitalizam o metabolismo das células que compõem os tecidos tratados.
COMO É O PROCEDIMENTO COM NANOFAT?
Nanograft é um procedimento simples para o paciente, que consiste em 3 etapas, realizadas em uma sessão:
- EXTRAÇÃO DE GORDURA
A gordura é obtida por meio de uma pequena microaspiração ou por meio de lipoaspiração convencional sob anestesia local. O volume de gordura removido é pequeno, em torno de 10 a 60ml.
As áreas doadoras mais frequentes são o abdomen, face interna das coxas ou dos joelhos, ou ainda na região axilar.
A área doadora pode variar e é escolhida conforme cada caso, pelo cirurgião.
- FILTRAÇÃO E EMULSÃO DA GORDURA
A gordura é emulsificada e filtrada para obter a fração estromal, que é a parte do tecido adiposo aspirado, biologicamente ativa para a regeneração da pele.
A múltipla filtragem e emulsificação é feita com instrumental específico, logo após a coleta da gordura.
- INFILTRAÇÃO DA EMULSÃO
A emulsão obtida, rica em células CD34 e fatores de crescimento, é infiltrada ao nível da derme, superficialmente, com agulhas de calibre muito fino.
A técnica de injeção é muito importante , uma vez que a profundidade em que a emulsão é depositada influenciará a capacidade do filtrado de estimular o tecido receptor. Se a infiltração for realizada longe da área de recepção do sinal, a eficácia do tratamento poderá diminuir.
Após a infiltração, a pele tratada apresenta uma cor amarelada discreta que desaparece após algumas horas. Essa coloração responde a uma vasoconstrição dos vasos próximos à área injetada, o que permite que a emulsão seja adequadamente incorporada na derme. Esta mudança cromática é absolutamente necessária para o funcionamento correto da emulsão, pois, se não aparecesse, seria um sinal de que o nível de injeção estava mais profundo do que deveria.
Durante as 48 horas seguintes, ocorre um leve eritema na área tratada, que se resolve espontaneamente. Esta vermelhidão é devida a uma vasodilatação reativa, que responde à estimulação das células e componentes vasculares e perivasculares. Essa expansão vascular permite maior oferta de nutrientes e oxigênio às células da pele, que serão ativadas e aumentarão a produção controlada de substâncias estruturais, como ácido hialurônico, fibras colágenas e silício orgânico.

A infiltração do Nanograft é feita no plano superficial da pele
RESULTADOS DO NANOGRAFT
Os resultados obtidos com o Nanograft são:
- Redução de rugas finas, como rugas dos lábios e pés-de-galinha.
- Melhoria do tônusda pele.
- Revitalizaçãoda pele.
- Melhoriadas cicatrizes de acne.
Os resultados de bioestímulo feito com o Nanograft pode ser observado de imediato, e ao longo das semanas seguintes de tratamento, embora os resultados finais são obtidos após cerca de seis meses após o tratamento, o tempo necessário para a transformação bioquímica, a produção de substâncias e síntese regenerar de células da pele ativa.
Para manter os resultados, recomenda-se fazer uma sessão de manutenção a cada 2 anos.
Agende uma consulta
Preencha o formulário a seguir:
Vamos conversar sobre o seu novo rosto?
Agende uma consulta com o Dr. Rogério Gomes agora!
Sobre
Dr. Rogério Gomes
CRM-SC 7508 | RQE-SC 2430
Especialista em cirurgia plástica, o Dr. Rogério Gomes possui mais de 20 anos de experiência em tratamentos estéticos e procedimentos minimamente invasivos. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e International Society of Aesthetic Plastic Surgery, atende em Florianópolis.
Membro internacional da American Society of Plastic Surgeons
Membro internacional da American Society of Plastic Surgeons
Mestrado pela Unifesp – Escola Paulista de Medicina
Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional SC – 2020-2021
